Homenagem a Brasília

Do Planalto Central nasceu uma estrela da coroa do Cristo Jesus – Brasília. O homem de fé, Dom Bosco, havia sonhado com uma cidade que iria surgir em um belo lugar, cujo céu se envolveria com o asfalto e uma arquitetura bela, leve e majestosa e que se chamaria Brasília. E assim, o belo cerrado aonde a mata do Brasil central, molhada pelas gotas do orvalho da noite, amenizava a poeira que maltratava os primeiros operários, valentes homens humildes desse meu Brasil amado. Estes lutavam contra a poeira, o barro e imensas dificuldades mas, a medida que elas aumentavam, mais fortes os sonhos ficavam.

E a cidade ia surgindo como uma sereia ao sair das águas. Era a mais sublime imagem que viram os olhos dos valentes operários, engenheiros, arquitetos, urbanistas e do humilde povo que aqui já vivia. Estupefatos, deslumbrados, gritavam bem alto “doutor, estamos vencendo”, enquanto lá das grandes metrópoles chegavam aos nossos ouvidos as críticas e o ódio de uma minoria. Não sabemos como foi que a nossa alma não sucumbiu diante da grande vitória, quando a minha menina se concretizou em uma das mais belas realidades. Não foram poucos os empecilhos. Mas, como Deus foi o grande dono da obra, nada teria força para embargá-la.

Hoje, aqui estou aos pés de Jesus dizendo: Brasília não é só minha, é de todos os fieis brasileiros. Ela é uma cidade do Alto e ai de quem tentar barrar seu progresso. Não estou indiferente aos tristes acontecimentos que a estremecem, mas tenham fé que o nosso amado Jesus ainda vai concretizar a nossa exuberante capital do país como a mais bela estrela do pavilhão nacional. Ela vai brilhar como uma luz divina, clareando todas as outras nações.

Levante, povo tão amado, vos convido para hoje abraçarmos Brasília, dizendo “eu te amo, capital do meu amado Brasil”!

Mensagem recebida no dia 21/04/2014, aniversário da cidade de Brasília

Um simples candango brasileiro